terça-feira, 14 de junho de 2011

Quem foi Irina Delanova Gemtchújnicov?


PROFA. DRA. IRINA DELANOVA DE GEMTCHUJNICOV
[Uma breve apresentação]

A Profa. Dra. Irina Delanova de Gemtchujnicov, botânica russa, chegou ao Brasil na década de 40 e trabalhando no  Instituto de Botânica de São Paulo ilustrou o livro “Botânica - introdução à taxonomia vegetal”, de autoria de Aylthon Brandão Joly.
Na década de 60 aceitou o convite de dirigentes da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB, tornando-se a primeira professora contratada para lecionar várias disciplinas da Área de Botânica, para alunos dos cursos de graduação em Agronomia e posteriormente Biologia, vinculando-se ao Departamento de Zoologia.
Com a contratação de outros docentes, a Profa. Irina instalou o Departamento de Botânica em área atualmente pertencente ao Hospital das Clínicas - HC, onde hoje está localizado o Departamento de Cirurgia e Ortopedia, passando a se dedicar à Disciplina de Sistemática Vegetal. Deu grande contribuição ao conhecimento científico nessa Área, com a publicação de grande número de artigos e do livro “Manual de taxonomia vegetal”,  além da participação em inúmeros congressos, sempre com atuação relevante. Foi, portanto, responsável pelo surgimento da Botânica em Botucatu. 
No local em que atualmente se encontram todas as dependências do IB (prédio da Diretoria, Centrais de sala de aula e Departamentos), a Profa. Irina instalou o primeiro horto didático, utilizando para isso um antigo pomar, contendo jabuticabeiras, mangueiras e outras árvores frutíferas. Nesse horto eram cultivadas as plantas utilizadas em aulas práticas de Botânica.
A professora produziu a primeira chave artificial para identificação de plantas daninhas do Estado de São Paulo, utilizada no Departamento de Botânica e montou várias pranchas em aquarela, que durante muito tempo foram utilizadas em sala de aula.
Na década de 80, instalou o Herbário BOTU, no Departamento de Botânica, ainda na atual área do HC, que posteriormente foi transferido para o prédio onde hoje está localizado o Departamento de Botânica.
Em agosto de 2000, com recursos financeiros da Reitoria da UNESP e da FAPESP - Edital Infraestrutura, foi construído o atual prédio do Herbário, denominado “Herbário Irina Delanova Gemtchujnicov – BOTU,  em sua homenagem. Registrado sob a sigla BOTU e com reconhecimento internacional, conta com mais de 26 mil exsicatas (plantas secas, prensadas e afixadas em cartolina). O Herbário constitui o principal depositário das plantas que representam a diversidade regional e nele  é mantido o material-testemunho que confere credibilidade aos trabalhos de pesquisa científica envolvendo material vegetal realizados no Campus de Botucatu. Seu acervo é utilizado por inúmeros pesquisadores, como base para identificação de material vegetal coletado. 

Texto retirado de: http://ibb.unesp.br/instituicao/herbario/profa_dra_irina.php

Um comentário: